Resumo dos Projetos

ONG Realejo apresenta:

“Projeto Raízes”

  • O Projeto Raízes surgiu de idéias compartilhadas entre a ONG Realejo e Secretaria de Educação de São Carlos. Principalmente no tocante a um projeto educacional no contra turno escolar de uma comunidade que se mostrasse carente nesse sentido.

  • A idéia de desenvolver um projeto amplo de atendimento educacional, com acompanhamento pedagógico e equipe transdisciplinar, envolvendo os campos da educação, cultura, esporte, lazer e saúde, se encaixa no plano municipal de ações da Secretaria de Educação e ganha força desde o desenvolvimento e aprimoramento da própria idéia.

  • O Projeto Raízes irá atuar no Centro Comunitário de Água Vermelha, tendo suas ações expandidas gradativamente por todo o bairro, escolas ali presentes (Escola Estadual Adail Malmegrim Gonçalves e CEMEI Santo Picin) e futuramente nas famílias dos participantes do projeto.

  • A idade atendida é, inicialmente, alunos de 13 e 14 anos, estudantes da Escola Estadual. Nota-se que a grande maioria desses alunos são moradores da Zona Rural, o que implica num estudo detalhado da logística de Transporte e Alimentação para a efetivação da presença maciça desse público.

As disciplinas que serão desenvolvidas no projeto são:

- Teatro (T)

- Kung Fu (K)

- Esportes (S)

- Idiomas (inicialmente Inglês)

- Aulas de Matemática e Português (E)

- Atualidades (A)

- Filosofia (A)

Segue abaixo exemplo do cronograma semanal de atividades:








Turma A
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex

14:00 – 15:00
E  (port)
E  (mat)
E  (port)
E  (mat)
Idiomas


15:00 – 15:30
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche


15:30 – 16:30
A
F
T
A
T


16:30 – 17:30
Idiomas
S
K
S
K








Turma B
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex

14:00 – 15:00
Idiomas
S
K
S
K

15:00 – 15:30
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche

15:30 – 16:30
E  (port)
E  (mat)
E  (port)
E  (mat)
Idiomas

16:30 – 17:30
A
F
T
A
T








Turma C
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex

14:00 – 15:00
A
F
T
A
T

15:00 – 15:30
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche

15:30 – 16:30
Idiomas
S
K
S
K

16:30 – 17:30
E  (port)
E  (mat)
E  (port)
E  (mat)
Idiomas









-------------------------------------------------- // --------- // -------------------------------------------------------


"Projeto: O Kung Fu Wushu como instrumento na educação da criança e ainda como esporte, qualidade de vida e saúde."

  • As referidas técnicas têm como raiz Marcial o estilo “chinês” da Família Taishan de Kung-Fu, que tem como Diretor Geral Senhor Aparecido Lopes de Jesus “Grão Mestre Lopes”.
  • Este projeto tem como finalidade, estabelecer equilíbrio entre corpo e mente, visando o aprimoramento das qualidades físicas básicas como: agilidade, força, concentração, lateralidade, domínio espacial, visão periférica, equilíbrio e coordenação dos movimentos, visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa.
  • Além do trabalho físico, serão desenvolvidas através deste programa as técnicas de concentração e relaxamento, que são de extrema necessidade para o fortalecimento do equilíbrio emocional de cada criança.
  • Através da disciplina aplicada, beneficia no crescimento, na formação postural, na concentração, melhora a atenção desde as tarefas mais simples e principalmente às atividades escolares, estimula o mecanismo da psicomotricidade, controla a ansiedade, e canaliza de forma positiva a agressividade, fortalece a personalidade e o caráter.
  • Os Professores da Família Taisan de Kung – Fu são orientados e formados através de um método que inclui um programa de treinamento específico para crianças e adolescentes. Sendo assim, essa didática específica, é direcionada para auxiliar a criança, sensivelmente na orientação educacional recebida dos Pais e da Escola.
 
Benefícios:

  1. Aperfeiçoamento motor;
  2. Aprimoramento e manutenção da flexibilidade;
  3. Melhoria da eficiência mecânica;
  4. Profilaxia de lesões;
  5. Desenvolver a consciência corporal e conseqüente melhoraria da postura;
  6. Redução de tensões musculares e maior relaxamento muscular;
  7. Melhoria da contratilidade muscular;
  8. Aumentar amplitude dos movimentos;
  9. Desenvolver o controle respiratório;
  10. Adquirir disciplina, respeito e companheirismo;
  11. Aumento da performance.
 
As aulas serão ministradas pela equipe de professores e instrutores da União Taisan de Kung fu supervisionados pelo Professor Fernando Masselli Chiari - Faixa Preta 2º grau, Coordenador do Núcleo de São Carlos de Kung fu Taisan, Membro da FPKF, formado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física CREF 088359-G/SP pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.